Zamioculca: um guia completo para você manter saudável a sua “planta da fortuna”

Zamioculca - Reprodução Canva

Montes Claros, 21 de dezembro de 2022, por Élia Meireles – Aos adeptos das filosofias de boas energias, ter uma zamioculca em casa é questão de sobrevivência. Afinal, conforme o Feng Shui, essa plantinha é perfeitamente capaz de atrair prosperidade.

A plantinha com origem africana, além de toda a positividade que representa, ainda é uma espécie que exige poucos cuidados. Assim, ter um exemplar de zamioculca em casa é uma decisão excelente. Afinal, através dela, tem-se todos os benefícios da contribuição de uma planta no lar, além das boas vibrações. Tudo isso, a partir de uma manutenção baixa e suficiente. Quer saber mais sobre essa manutenção? Então, é só continuar com a gente nesta leitura a fim de entender quais são suas principais exigências.

Melhor iluminação para a zamioculca

Como prova da facilidade de cuidado com a zamioculca, a sua preferência é por iluminação indireta. Mas, isso não significa que a ausência de luz é tolerada. Aliás, sem a iluminação equilibrada, a planta pode atrasar o seu desenvolvimento e impedir a produção de novos brotos.

Continua após a publicidade

Então, a ideia aqui é oferecer apenas aquilo que ela necessita. Nesse caso, escolha uma posição privilegiada para o vaso da planta. Apesar de a luz indireta ser suficiente, ela precisa da iluminação. Então, coloque a plantinha em um local claro, e espere que ela se desenvolva bem.

Zamioculca – Reprodução Canva

Temperatura e clima ideais

Além da iluminação, a temperatura e o clima também cooperam para o bom desenvolvimento da zamioculca. Para o crescimento ideal, ela vai precisar de um ambiente mais fresco. Contudo, não vá se confundir, essa não é uma plantinha do frio.

A fim de prover o melhor ambiente para o seu atrativo da prosperidade, a melhor temperatura é acima dos 15º. Contudo, se o frio apertar, você pode mover o vaso para um ambiente mais quente da casa.

Publicidade

Rega perfeita

Claro, a rega é importante para a “planta da fortuna”. Mas, assim como os demais aspectos, esse também é um ponto que demanda equilíbrio. Então, a fim de não errar, é importante observar a necessidade da plantinha e a sua reação com a atenção recebida.

Se ela estiver recebendo boa iluminação, a rega pode ser com generosidade. Mas, nada de encharcar a plantinha, a fim de não apodrecer suas raízes. Assim, para se certificar de que a está molhando na medida certa, fique de olho no substrato. Quando o substrato estiver parcialmente seco, é hora de molhar.

Zamioculca – Reprodução Canva

Solo fértil e adubação

Finalmente, é hora de preparar o melhor solo para o desenvolvimento da zamioculca. Embora a planta da fortuna seja pouco exigente em relação a isso, oferecer um ambiente fértil com terra macia e bem drenada vai fazer com que a espécie se desenvolva ainda melhor.

A boa notícia é que não é preciso a aplicação de um substrato especial nesse caso. Ou seja, você pode aplicar tanto o substrato universal quanto aquele preparado para plantas verdes. Seja qual for a sua escolha, a dica do Folha Mix é que você garanta que haja um bom sistema de drenagem que impeça o encharque da sua preciosidade.

Publicidade
Élia Sousa Meireles: Filha do interior do interior de Minas Gerais, mas, coração itinerante aportado em Montes Claros/MG. Redatora, revisora e amante das palavras. Com formação advocatícia e alma de escritora. Então, vale mais servir à alma! Para dúvidas, críticas, sugestões ou elogios os contatos são: meireleselia@gmail.com

Este website utiliza cookies para um melhor desempenho.

Saiba mais