Saiba como plantar salsinha utilizando essa técnica simples

Saiba como plantar salsinha utilizando essa técnica simples / Reprodução: Pexels

Cascavel, 26 de Abril – Esta pequena planta aromática tem a capacidade de garantir um toque especial de sabor aos mais diferentes pratos. Ela é fácil de cultivar, a salsa não requer muita atenção e nem mesmo grandes espaços. Ou seja, ela é perfeita para ser cultivada até mesmo em varandas de apartamento ou naquele cantinho iluminado sobre a pia da cozinha.

Por ser considerada também uma planta medicinal ela auxilia no tratamento de doenças renais, como infecções urinárias e pedra nos rins, e para pressão alta também, já que possui propriedade diurética auxiliando na eliminação do sódio em excesso que está presente no organismo. Saiba como plantar salsinha utilizando essa técnica simples a seguir.

Continua após a publicidade

Salsinha: benefícios e usos

Pode não parecer, mas a salsa é um alimento rico em muitos nutrientes, como ferro e potássio. A salsa também é uma fonte de vitaminas A, B1, B2, C e D, bem como folato e antioxidantes.

Todos esses nutrientes fazem da salsa uma aliada no tratamento de infecções do trato urinário, cálculos renais, pressão alta, prisão de ventre e retenção de líquidos. A planta ainda pode ser usada como meio de prevenção de gripes, resfriados, anemias e doenças cardíacas.

A forma mais comum de consumir salsa é incorporá-la às receitas do dia a dia, desde o básico de arroz e feijão até preparações mais elaboradas como o risoto. Para quem procura os benefícios curativos da salsa, o mais recomendado é consumi-la em forma de chá. No entanto, as mulheres grávidas devem evitar comer esta planta.

Saiba como plantar salsinha utilizando essa técnica simples / Reprodução: Pexels

Como plantar salsinha: dicas e passo a passo

A salsa pode ser cultivada em canteiros, vasos e floreiras, tornando-se uma opção muito versátil para quem tem pouco espaço em casa. Veja dicas para cultivar uma boa salsa:

Prepare o solo

A salsa é uma planta rústica que se adapta bem a diferentes solos, mas quanto mais drenada e rica em matéria orgânica, melhor crescerá. Então a dica de como plantar salsinha em um solo adequado  é fazer uma mistura entre terra comum e substrato orgânico antes do plantio.  No caso de vasos, lembre-se sempre de garantir um bom sistema de drenagem no fundo.

Semeie

A salsa deve ser cultivada a partir de sementes de plantas já maduras ou sementes vendidas em lojas de jardinagem.
Pegue as sementes e mergulhe-as em água por 24 horas. Este tempo de hidratação permitirá que as sementes germinem mais rapidamente.

Publicidade

No dia seguinte, faça covas de meia polegada no solo preparado e distribua as sementes. Lembre-se de manter as covinhas a cerca de 10 a 15 cm de distância. Cubra as sementes com uma fina camada de solo. A germinação deve ocorrer cerca de 14 dias após o plantio.

Durante esse período, regue as sementes diariamente e evite os horários mais quentes e a luz solar forte. Dica: Prefira cultivar a salsa em seu local definitivo, pois as plantas são menos resistentes ao transplante.

Qual é a melhor época para plantar salsa?

A salsa pode ser cultivada em qualquer época do ano, mas deve-se evitar os meses de calor extremo, como verão e inverno. Isso porque a salsa cresce melhor em temperaturas entre 10º e 2
º C. Portanto, a época certa para plantar salsa é entre os meses de abril e junho.

Iluminação à medida

Para que a salsa cresça e se desenvolva bem, é necessário expor as plantas à luz solar durante pelo menos
horas por dia.  A salsa pode até crescer em lugares sombreados, mas não será bonita e exuberante. A melhor hora para expor a salsa ao sol é no meio da manhã e no final da tarde. O sol intenso do meio-dia pode ser prejudicial às plantas.

Regue

A salsinha gosta de água, mas sem exageros. Isso quer dizer que você deve cuidar para manter o solo levemente úmido, não encharcado. A rega deve ser feita pela manhã ou no final da tarde, quando o sol está mais ameno. Em dias mais quentes e secos, pode ser necessário aumentar a frequência de rega. Para ter certeza, teste a umidade do solo tocando o solo com a ponta dos dedos.

Adubar

A salsa não exige muito na hora de adubar, mas é sempre bom adubar as suas plantinhas, certo? O truque é fertilizar a planta a cada dois meses com um fertilizante orgânico natural. A fertilização também é importante para plantas de salsa saudáveis ​​e prevenção de ataques de pragas.

Época de colheita

A salsa pode ser colhida 90 dias após o plantio. Como a árvore estará sempre com você, não há necessidade de colher tudo de uma vez. Você só pode cortar as folhas que usará. Dessa forma, você também garante um novo crescimento e longevidade da planta. Além disso, na hora da colheita, guarde sempre pelo menos 1/3 da árvore, para que a árvore não perca sua força e vitalidade. Veja mais dicas que preparamos para você em nossos sites: Folha mix

Publicidade
natalia: Me chamo Natalia, sou médica veterinária, atualmente cursando ciências econômicas. Redatora do site folha mix, escrevo sobre Agro e Finanças.

Este website utiliza cookies para um melhor desempenho.

Saiba mais