Como plantar alface em garrafa PET com essa técnica simples

plantar alface na garrafa PET - Reprodução Canva

Montes Claros, 21 de dezembro de 2022, por Élia Meireles – O momento atual é de crescente preocupação com a saúde e a sustentabilidade, não é mesmo? Quando o assunto é alimentação, a questão ganha ainda mais destaque. Afinal, quem é que não gostaria de ter a certeza de que aquilo que se consome é completamente orgânico? Essa é uma das razões para que se queira plantar alface em garrafa PET.

Para se sentir totalmente seguro, só mesmo se plantasse tudo em casa. Nós bem sabemos que ter tudo em casa é um pouco mais complicado. Mas, que tal aprender a plantar alface em garrafa PET? Ao escolher esse ambiente para a sua hortaliça, além de melhorar a alimentação, você ainda evita que garrafas plásticas vão para o meio ambiente.

Continua após a publicidade

Já que a ideia é começar por algum lugar, a alface é mesmo a melhor opção. Afinal de contas, essa é uma das hortaliças mais presentes na mesa do brasileiro. Além de saborosa, ela carrega uma infinidade de nutrientes. A partir disso, os benefícios que se alcança para o corpo também são incríveis. E, então, vamos saber como é que se faz esse tipo de plantio?

plantar alface na garrafa PET – Reprodução Canva

Escolha bem os materiais

O primeiro passo para plantar alface em garrafa PET é a separação dos materiais. Essa não é uma tarefa tão difícil. Afinal, você vai precisar apenas de uma garrafa PET, 1 tesoura, cacos de telha ou blocos, 1 pedaço de manta bidim, terra vegetal, substrato, adubo e as sementes de alface.

Com tudo em mãos, é preciso primeiro que se corte ao meio a garrafa PET. Em seguida, é hora de furar o fundo da garrafa, que servirá como sistema de drenagem da água. E, para complementar esse sistema, é só acrescentar os cacos de telha. O toque final da drenagem e a manta bidim, que deve vir logo em cima das telhas.

Prepare o solo para plantar alface em garrafa PET

Agora que os materiais já se tornaram em um “canteiro”, é hora de partir para a preparação do solo para plantar alface em garrafa PET. Assim, a primeira aplicação é da terra vegetal, que deverá ser seguida da camada de substrato (preferencialmente húmus de minhoca). O próximo passo é acrescer o adubo e misturar bem. Finalmente, mais uma camada de terra vai fechar a preparação, devendo ser misturada para desfazer os torrões.

Publicidade
Plantar alface em garrafa PET- Reprodução Canva

Aplique as sementes

A hora mais esperada é essa: a aplicação das sementes. Esse também é um processo fácil, visto que você só vai precisar colocar cerca de 15 sementes no recipiente, na hora de plantar alface em garrafa PET. Depois de despejar as sementes, é só enterrá-las na terra que você já preparou e finalizar com uma camada de substrato.

As sementinhas vão precisar de um estímulo maior para o crescimento. Para isso, é importante regá-las diariamente, preferencialmente pela manhã e no fim da tarde. Além disso, é importante posicionar a sua hortinha sob o sol por, pelo menos, 3 horas diárias. Inclusive, prefira fazer isso nas primeiras horas da manhã.

Observe o desenvolvimento

Fala sério, pouca coisa é tão prazerosa quanto ver algo que plantamos se desenvolver, não é mesmo? E isso vale, mais do que na agricultura, na vida também.

No plantio de alface não seria diferente. A fim de conduzir o crescimento saudável da hortaliça, você deverá ficar de olho na germinação. Depois de as sementinhas germinarem, por volta de 15 dias após o plantio, você deverá deixar na garrafa PET apenas a mudinha que melhor se desenvolver. Após 30 dias do plantio, as folhas já terão um formato bem sugestivo. Finalmente, a colheita poderá ser feita entre 50 e 60 dias após o plantio.

plantar alface na garrafa PET – Reprodução Canva

Como se pode ver, plantar alface em garrafa PET, a partir das dicas do Agro e Jardim, é muito mais fácil do que parece. A propósito, se quiser exercer a criatividade, dá pra multiplicar o processo, interligar as garrafas e fazer uma bela hortinha vertical.

Publicidade
Élia Sousa Meireles: Filha do interior do interior de Minas Gerais, mas, coração itinerante aportado em Montes Claros/MG. Redatora, revisora e amante das palavras. Com formação advocatícia e alma de escritora. Então, vale mais servir à alma! Para dúvidas, críticas, sugestões ou elogios os contatos são: meireleselia@gmail.com

Este website utiliza cookies para um melhor desempenho.

Saiba mais