Como fazer uma horta em casa, o que plantar e como cuidar

Como fazer uma horta em casa, o que plantar e como cuidar / Pexels

Cultivar uma horta em casa realmente pode trazer muitos benefícios a saúde, até porque, você poderá adicionar vegetais em sua alimentação diária. Além disso, o cultivo de vegetais em casa também podem garantir que os vegetais sejam 100% naturais. Ter uma horta em casa além de trazer benefícios para saúde também faz bem para seu bolso, você evita fazer compras em supermercados e feiras livres.

Por outro lado, ter uma horta em casa ou no jardim do quintal, é uma forma de aumentar a sensação de verde e tornar o ambiente mais fresco e agradável. Porém, muitas pessoas acreditam que dá muito trabalho ter uma horta em casa. No entanto, vale ressaltar que o cultivo de uma horta não é complicado.

É claro que você deve reservar um tempo para irrigar e cuidar dos fertilizantes, além de observar a saúde das plantas e necessidades de cada espécie. O espaço pequeno ou falta de quintal não é razão para não ter horta. Uma pequena casa ou apartamento também pode ter um cantinho especial para fazer uma hortinha, basta escolher um local que receba luz solar poucas horas durante o dia.

Continua após a publicidade
Como fazer uma horta em casa, o que plantar e como cuidar / Pexels

No entanto, na hora de escolher o melhor método de fazer uma horta, leve em consideração o espaço disponível e também leve em consideração o que você deseja plantar, avalie qual modelo se encaixa melhor na decoração e estilo de sua casa. Veja abaixo algumas opções para cultivar as plantas.

Como fazer uma horta em casa

  • Diretamente no solo: este é o modelo tradicional, onde as sementes ou mudas são plantadas diretamente no solo. Excelentes para quem tem bastante espaço no quintal.

 

  • Embalagens: opções como garrafas pet, latas de vidro ou até latas de refrigerante e copos descartáveis podem ser usadas, esta opção é bem em conta para fazer a sua horta.

 

  • Em vasos: Para quem não tem grandes espaços em casa, os vasos são alternativas práticas, disponíveis em diversos tamanhos e materiais.

 

  • Caixa ou cercado de madeira: caixas de madeira ou pallet é uma boa escolha para quem não quer as plantas direto no solo.

 

  • Horta suspensa: este modelo é a melhor opção para as pessoas que moram em apartamentos ou casa de pequeno espaço, utiliza um espaço na parede ou uma armação para montar a horta. Muito fácil né?

Como fazer uma horta em casa, o que plantar

Existem uma variedade enorme de vegetais que podem ser cultivados em casa! Vale ressaltar que deve considerar o espaço disponível, as suas preferências e os cuidados que cada espécie necessita. Veja abaixo mais um pouco de como cultivar algumas das principais espécies de plantas para criar uma horta em casa.

Alface: alface pode ser plantado em locais pequenos, exige pouco cuidado. Além disso, você deve escolher uma estação como outono ou primavera para plantar. O tempo para poder colher varia entre 60 à 140 dias.

Cenoura: plantar cenoura exige um solo mais fundo, evite colocar em altas ou baixas temperaturas. Tempo estimado para colher é entre 60 à 120 dias.

Publicidade

Cebolinha: podem ser plantadas em embalagens ou recipientes pequenos. Além disso, podem ser plantadas em qualquer estação do ano, único problema considerável é evitar deixar em ambientes de muito calor ou frio excessivo. Tempo estimando é de 70 à 120 dias para colher.

Salsinha: é preciso deixar cerca 1 palmo de profundidade para as raízes se desenvolverem. Evite também deixar em altas ou baixas temperaturas. Tempo de colheita entre 60 à 90 dias aproximadamente.

Hortelã: evite plantar em locais com ventos fortes, irá prejudicar muito o desenvolvimento da planta. Além disso, a planta resiste muito bem às temperaturas. Tempo médio de colheita é entre 60 à 90 dias.

Por fim, escolha a planta de sua escolha e comece hoje mesmo sua horta em casa. Até porque, existe uma infinidade de vegetais que você pode plantar. Além disso, grande parte deles exige poucos cuidados. Porém, não se esqueça de pesquisar sempre o que vai plantar e se certificar de ter sempre o inseticida correto para sua planta. Esperamos ter ajudado um pouquinho. Se você gostou deste artigo, deixe seu like abaixo!

Publicidade
Redação FolhaMix: Redação FolhaMix

Este website utiliza cookies para um melhor desempenho.

Saiba mais