Montes Claros, 22 de dezembro de 2022, por Élia Meireles – A begônia maculata é daquelas flores que faz todo mundo se encantar. Não à toa, a plantinha tem sido uma febre nas redes sociais, ornando ambientes e embelezando as casas.
Esse tipo de begônia é nativa do estado do Rio de Janeiro. Inclusive, exatamente por causa da exploração e preferência crescente pela espécie, a begônia maculata sofre uma espécie de extinção. Ou seja, embora se dê bem por aqui, talvez seja um pouco trabalhoso encontrá-la por aí.
Entre as muitas razões pelas quais as pessoas se apaixonam por essa plantinha está a exclusividade de suas folhas. Afinal, elas se formam de maneira única e reúnem bolinhas brancas. Aliás, um de seus nomes vulgares é begônia de bolinhas, e é fácil imaginar por quê. E, se você tem ou deseja ter um desses exemplares, vale a pena conhecer mais sobre a espécie, não é mesmo?
Plante sua própria begônia maculata
Se você deseja plantar a sua própria begônia maculata, precisa tomar alguns cuidados especiais. Para começar, você precisará escolher um vaso adequado que, neste caso, precisa possuir um diâmetro médio de 15 X 20 centímetros. Além disso, é importante que ele possua furos no fundo, a fim de fazer a drenagem ideal da água.
Para completar o sistema de drenagem, o ideal é cobrir o fundo do vaso com argila expandida ou britas de construção. Além de fazerem um excelente papel no escoamento da água, ainda protegerão as raízes.
Com o ambiente preparado, é importante acrescer um solo com matéria orgânica. Para isso, pode-se acrescentar uma parte de terra de jardim para duas partes de substrato. Depois de colocar o solo até a metade do vaso, basta acrescentar a muda e terminar de preencher o vaso com a terra preparada.
Como mantê-la saudável
Mesmo depois do plantio, a plantinha também vai precisar de cuidados a fim de se mostrar sempre saudável. Além da saúde, ela precisa estar sempre bonita, já que é o astro de muitos projetos paisagísticos de jardinagem. Para alcançar todos esses objetivos, basta seguir as dicas de manutenção da planta que preparamos a seguir.
Luminosidade
A begônia maculata adora uma luz intensa. Contudo, por mais estranho que pareça, isso não significa que suportem sol pleno.
Dito isso, a melhor maneira de prover a iluminação que essa espécie precisa é colocando-a sob luz solar apenas nas primeiras horas da manhã. Ou, ainda, o cultivo em meia sombra também é uma boa ideia.
Regas
O cuidado com as regas também é um item importante no cultivo de begônia maculata. Isso porque, a planta precisa de uma rega frequente, a ser feita entre duas e três vezes por semana.
De todo modo, a maneira mais segura de oferecer uma rega ideal é observando o substrato da planta. Também é possível identificar a necessidade a partir da aparência da espécie. Enquanto a insuficiência de regas provoca queda de folhas e uma espécie de “desmaio” da begônia, o excesso pode amolecer a amarelar o caule.
Apesar da indicação de regas frequentes, há um pormenor que precisa de observação. Como as folhas da begônia maculata não gostam muito de umidade, o ideal da rega é sobre o substrato. Ou seja, evite encharcar as folhas da planta e aplique a água apenas ao redor do caule.
Curiosidade da begônia maculata
Finalmente, a begônia maculata possui algumas características que requerem atenção. Apesar do desejo grande de se ter em casa um desses exemplares, o Folha Mix traz uma indicação importante.
Essa é uma plantinha tóxica e, por essa razão, deve ser mantida em ambientes em que não represente riscos. Ou seja, se há crianças e pets que transitam por um local, o ideal é remover a planta para outro local, a fim de evitar a ingestão.