Conforme dados divulgados recentemente, um dos maiores requisitos que as empresas estão interessadas em uma entrevista de emprego é o controle emocional. Não só na área empresarial, assim também tem surgido milhares de pessoas falando sobre controle emocional nas redes sociais.
O controle emocional se tornou indispensável para qualquer área da nossa vida, aliás, nunca deixou de ser indispensável. Na verdade, tem sido um tema relevante na atualidade por conta do nível de estresse e ansiedade que essa geração está vivendo.
Contudo, as emoções controlam praticamente tudo, desde como você vai lidar com outra pessoa, quanto vai gastar em determinado lugar ou até mesmo como vai lidar como uma notícia boa ou ruim, por isso, muitas pessoas até podem ser inteligentes, mas, acabam tomando decisões erradas por conta das emoções.
Dica 01 de controle emocional: pensamentos definem suas emoções
É primordial que você saiba que seus pensamentos controlam suas emoções. São eles que “direcionam” seus sentimentos, quanto mais pessimista for seus pensamentos, mais sentimentos de fracasso e incapacidade irá gerar em você.
Eu, particularmente, já fiz alguns testes malhando, quanto mais meus pensamentos eram bons e motivadores, muito mais animado eu ficava, e posso afirmar com toda certeza que meu nível de energia subia drasticamente.
Dica 02 – identifique seus pensamentos e monitore-os de perto
É de extrema importância para o sucesso do controle emocional identificar quais pensamentos são maléficos para suas emoções. Até porque, todo pensamento de derrota, incapacidade, insucesso, depressivo e ansioso deve ser extirpado (arrancado com raiz e tudo) para fora.
Não deixe pensamentos ruins e sem valor gastar a tua energia mental, sonde-os de perto, você ficará espantando com a quantidade de besteira que pensa e que drenam toda a sua energia.
Dica 03 – confronte seus pensamentos
Ao passo que identificado as emoções negativas, confronte-os. Esse é o caminho para obter controle emocional, é uma guerra mental, vence o lado que for mais alimentado, alimente o lado positivo mesmo que sua situação externa não seja favorável no momento, lembre-se que a vida é feita de ciclos, tudo passa.
Faça outras coisas que ativem em sua mente emoções positivas. Deixe o celular e as redes sociais por um momento e se reconecte consigo mesmo.
Dica 04 do controle emocional: faça atividades físicas
Parece não ter nada a ver com controle emocional, mas a prática de atividades físicas ajuda e muito nas emoções. Com os exercícios você descarrega estresse e ansiedade, contribuindo assim com sua saúde física e mental, não acredita em mim?
Por fim, faça o teste e deixe seu comentário sobre as dicas deste artigo.
Leia também outros artigos relacionados:
- Como Ser Uma Pessoa Melhor, Aprenda Agora Mesmo!
- Autoconfiança: O Segredo Que Ninguém Contou A Você
- 3 Passos Para Construir Autoridade No Ambiente Profissional E Pessoal; Confira